20°C 31°C
Itumbiara, GO
Publicidade

Forte terremoto atinge Mianmar e derruba prédios na Tailândia; entenda como é medida a magnitude

Um tremor de magnitude 7,7 tem potencial de causar danos sérios, como prédios destruídos em áreas habitadas.

28/03/2025 às 16h48 Atualizada em 28/03/2025 às 16h58
Por: CK COMUNICAÇÃO LTDA Fonte: G1
Compartilhe:
Forte terremoto atinge Mianmar e derruba prédios na Tailândia; entenda como é medida a magnitude

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28) e também foi fortemente sentido na China e na Tailândia. Após o tremor, as autoridades noticiaram dois mortos e dezenas de desaparecidos.

Continua após a publicidade
Anúncio

O terremoto ocorreu na tarde desta sexta-feira (28), pelo horário local, madrugada no horário de Brasília. O epicentro foi registrado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalai, em Mianmar.

Além da magnitude considerada muito alta, um dos fatores que agravaram a força do tremor foi a pouca profundidade do epicentro, que ocorreu a 10 km do solo. Isso faz com que o terremoto seja sentido com mais intensidade.

Um terremoto de magnitude 7,7 tem potencial de causar danos sérios, como prédios destruídos em áreas habitadas --o que de fato ocorreu na Tailândia.

Mas o que significa um terremoto de magnitude 7,7 na prática?

Um terremoto acontece por uma liberação de energia na crosta do planeta Terra, geralmente por conta do choque entre placas tectônicas, o que cria ondas sísmicas -- que são os tremores.

A magnitude de um terremoto é a medida da intensidade do tremor no local onde ocorreu. O terremoto de maior magnitude já registrada foi de 9,5, que ocorreu no Chile em 1960.

De acordo com a universidade americana Michigan Tech, o potencial de danos que cada intervalo de magnitude causa é das seguintes dimensões:

  • Até 2,5: Não chega a ser sentido, mas os sismógrafos registram.
  • De 2,5 a 5,4: É sentido, mas causa apenas pequenos danos.
  • De 5,5 a 6: Danos a edifícios e outras estruturas.
  • De 6,1 a 6,9: Causam muitos danos em áreas densamente povoadas.
  • De 7,0 a 7,9: É um grande terremoto, com danos sérios, como prédios destruídos, em áreas habitadas.
  • De 8,0 ou mais: É um terremoto ainda mais forte, que pode destruir totalmente comunidades perto do epicentro.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), um terremoto tem uma única magnitude, mas com frequência o registro desse número é revisado pelos sismógrafos com novos dados.

A escala mais conhecida é a Richter, mas na prática ela já está em desuso (a não ser que seja um terremoto pequeno que não foi registrado pelas grandes agências que fazem o monitoramento).

O sismógrafo

Os sismógrafos são aparelhos que gravam algumas características de terremotos, como:

  • Horário
  • Localização e
  • Magnitude

Cada sismógrafo registra o tremor no solo abaixo do ponto onde está localizado, mas existem sistemas modernos que conseguem amplificar a movimentação para que um aparelho distante consiga capturar um tremor a milhares de quilômetros de distância.

A intensidade é diferente em cada ponto

A magnitude de um terremoto é uma medida do tamanho dele no local onde houve o tremor, e a intensidade é o quanto cada ponto do terreno foi impactado.

A intensidade de um terremoto em um local mais distante de onde houve a falha geológica será menor.

Há outros fatores que influenciam a intensidade em cada ponto, como o tipo de terreno ou a direção do rompimento que o terremoto causou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias