Os podcasts estão se consolidando como a mídia mais proeminente de 2025, à medida que as audiências migram dos meios de comunicação tradicionais para o digital — é o que afirmou Scott Galloway , professor da NYU, durante palestra no South by Southwest (SXSW) .
Neste cenário, a PodPesquisa 2024/2025, realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), apontou que o Brasil já conta com 31,94 milhões de ouvintes dessa mídia, dos quais 40,23% ouvem diariamente.
O YouTube, por sua vez, consolidou-se como um player essencial neste universo, registrando 1 bilhão de espectadores mensais consumindo o conteúdo. Entre a geração Z , 84% descobrem novos programas no site, o que evidencia o impacto do vídeo na indústria.
No Brasil, por exemplo, o estudo Inside Vídeo 2024, da Kantar Ibope Media, aponta que plataformas como o YouTube tiveram um aumento de 400% no tempo de visualização em TVs. Além disso, entre janeiro e julho de 2024, o consumo de podcasts brasileiros cresceu 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Mesmo com o crescimento exponencial, durante sua palestra, Galloway ressaltou que apenas 1% dos podcasts são financeiramente sustentáveis, o que torna o sucesso na indústria "mais raro do que conquistar uma vaga nas Olimpíadas". Esse dado reflete parte da realidade do mercado, que ainda não tem seu “ fair share ”, ou seja, os números de audiência e engajamento ainda não são equivalentes ao investimento em mídia no segmento.
Atualmente, o mercado de criação de conteúdo na internet está avaliado em US$ 250 bilhões (cerca de R$ 1,28 trilhão), segundo o relatório do Goldman Sachs 2024. Diante desses dados, a transição de um formato exclusivamente de áudio para uma experiência multimodal, que acrescenta o vídeo, tem sido um fator determinante para a evolução do podcasting, ampliando novas oportunidades de engajamento para marcas e criadores.
O avanço do consumo e a força do podcast indicam uma grande oportunidade no reconhecimento do formato como um canal estratégico para negócios e publicidade. Tenho que concordar com Galloway, 2025 será o ano do podcast, não apenas na produção de conteúdo, mas também na monetização e valorização do investimento em mídia.
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