20°C 31°C
Itumbiara, GO
Publicidade

PODCAST SERÁ A MÍDIA DOMINANTE EM 2025

Podcasts ganham protagonismo no ano, impulsionados pelo consumo digital e pela integração com o vídeo.

18/03/2025 às 18h50 Atualizada em 18/03/2025 às 18h58
Por: CK COMUNICAÇÃO LTDA Fonte: EXAME
Compartilhe:
PODCAST SERÁ A MÍDIA DOMINANTE EM 2025

Os podcasts estão se consolidando como a mídia mais proeminente de 2025, à medida que as audiências migram dos meios de comunicação tradicionais para o digital — é o que afirmou Scott Galloway , professor da NYU, durante palestra no South by Southwest (SXSW) .

Continua após a publicidade
Anúncio

Neste cenário, a PodPesquisa 2024/2025, realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), apontou que o Brasil já conta com 31,94 milhões de ouvintes dessa mídia, dos quais 40,23% ouvem diariamente.

YouTube, por sua vez, consolidou-se como um player essencial neste universo, registrando 1 bilhão de espectadores mensais consumindo o conteúdo. Entre a geração Z , 84% descobrem novos programas no site, o que evidencia o impacto do vídeo na indústria.

No Brasil, por exemplo, o estudo Inside Vídeo 2024, da Kantar Ibope Media, aponta que plataformas como o YouTube tiveram um aumento de 400% no tempo de visualização em TVs. Além disso, entre janeiro e julho de 2024, o consumo de podcasts brasileiros cresceu 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mesmo com o crescimento exponencial, durante sua palestra, Galloway ressaltou que apenas 1% dos podcasts são financeiramente sustentáveis, o que torna o sucesso na indústria "mais raro do que conquistar uma vaga nas Olimpíadas". Esse dado reflete parte da realidade do mercado, que ainda não tem seu “ fair share ”, ou seja, os números de audiência e engajamento ainda não são equivalentes ao investimento em mídia no segmento.

Atualmente, o mercado de criação de conteúdo na internet está avaliado em US$ 250 bilhões (cerca de R$ 1,28 trilhão), segundo o relatório do Goldman Sachs 2024. Diante desses dados, a transição de um formato exclusivamente de áudio para uma experiência multimodal, que acrescenta o vídeo, tem sido um fator determinante para a evolução do podcasting, ampliando novas oportunidades de engajamento para marcas e criadores.

O avanço do consumo e a força do podcast indicam uma grande oportunidade no reconhecimento do formato como um canal estratégico para negócios e publicidade. Tenho que concordar com Galloway, 2025 será o ano do podcast, não apenas na produção de conteúdo, mas também na monetização e valorização do investimento em mídia.

  • *Sarah Buchwitz é CEO do Grupo Flow, ecossistema de mídia especializado em creator economy, englobando tecnologia, conteúdo, mídia, produção e publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias