Um acidente na GO-164, próximo à cidade de Goiás, envolvendo um caminhão carregado com agrotóxicos e um carro resultou em duas mortes e na contaminação do Rio Vermelho, que foi exposto aos produtos após a carga cair às margens do local. A situação motivou um alerta na antiga capital de Goiás, que é um dos principais destinos turísticos do estaDO.
A Prefeitura de Goiás emitiu o alerta no sábado (21), o qual foi feito a partir de monitoramentos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) sobre a contaminação do rio.
De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a carga não tinha licença ambiental para ser transportada. Como o nome da empresa não foi divulgado, a reportagem não conseguiu localizá-la para que se posicionasse sobre o caso.
Segundo publicação feita nas redes sociais pela Semad, no último sábado (21) 95% dos resíduos haviam sido removidos, com a retirada do solo contaminado em andamento. Ainda segundo a secretaria, chove na região e a precipitação leva os resíduos para o rio. Com isso, peixes mortos surgem no leito. De acordo com a publicação, os trabalhos para minimizar os danos continuam.
Mín. 21° Máx. 30°